Lorquianas

 

Uma visão poético-musical da obra de García Lorca


A atividade mais importante na vida de Federico Garcia Lorca, depois da literatura, foi a musical. Em 1931, ele harmonizou para piano várias canções populares espanholas, que foram editadas em discos gramofônicos e alcançaram, com essa versão, uma popularidade extraordinária. Essas canções foram interpretadas pela bailarina de flamenco e cantora espanhola La Argentinita, acompanhada pelo próprio Lorca ao piano.

O Espetáculo:

LORQUIANAS faz uma ampla viagem pela obra poética e literária de Garcia Lorca, apresentada através de músicas, poemas recitados e coreografias. Foram selecionados textos mais representativos das diversas fases da produção do poeta – desde os primeiros trabalhos como “Poema del Cante Jondo” (1921), “Primeras Canciones” (1922), “Romancero Gitano” (1924-27) até as últimas publicações como “Poeta em Nueva York “ (1929-30) e “Diván del Tamarit” (1933).

As canções são interpretadas pelas cantoras Vanessa Longoni e Simone Rasslan, que também é responsável pelo acompanhamento ao piano, pelos arranjos e pela direção musical. 

Ao longo do espetáculo, a bailarina de flamenco Sílvia Canarim, interpreta diversas coreografias e, em alguns casos, realiza interferências em músicas e poemas recitados.

LORQUIANAS é costurado pela recitação dos poemas que vão conduzindo o espectador nessa viagem poética e musical. Os trechos foram selecionados e são recitados pela professora de língua e cultura espanhola Denise Simas Baptista.

webmaster

9Luas