As Cidades Invisíveis

 

1996 - 1998

 

Citta Invisibile é um evento internacional itinerante, organizado pelo Teatro Potlach, de Fara Sabina - Itália, em parceria com o Ministério da Cultura Italiano e entidades culturais locais. Cada ano é preparado e apresentado numa cidade diferente. A décima e decima - primeira edições ocorreram este ano, respectivamente em Estocolmo e Roma. O tema básico, uma vez que o projeto é baseado na obra de Ítalo Calvino, é norteado pelos princípios da dramaturgia do espaço, da memória e da narrativa desses espaços. Temos como motivo principal a leitura do espaço e suas relações com a história do lugar. A memória esquecida, a cidade que poderia ter sido e nunca foi, a cidade que desejaríamos que fosse...

 

Cada artista participante - atores, diretores, bailarinos, arquitetos, dramaturgos, cenógrafos, etc. - contribui com a sua leitura, sua visão e sua história, e coloca suas raízes e realidades para interagir com aquela situação histórico-espacial. O somatório dessas visões e interações é que vai gerar o espetáculo a ser percorrido pelo espectador, como um viajante das cidades invisíveis.
Cada artista participante carrega - como Marco Polo, em suas viagens pelo oriente - as memórias e impressões de sua Veneza natal, e sob esta ótica caleidoscópica é montado o mosaico que dá origem ao projeto Citta Invisibile.

1/4

webmaster

9Luas